Close

Internet das Coisas: a extensão da nossa consciência

  • Home
  •  / 
  • Segurança
  •  / 
  • Internet das Coisas: a extensão da nossa consciência

Internet das Coisas: a extensão da nossa consciência

A Internet das Coisas ou IoT (sigla do inglês Internet of Things) está alterando o modo de vida das pessoas. Este termo refere-se a ideia de objetos se comunicarem via internet. Olhe tudo ao seu redor: carro, eletrodomésticos e até roupas passam por estudos e aprimoramento para conectar-se à internet e a facilitar nossa vida. Estima-se que cada pessoa esteja cercada de mil a cinco mil objetos que tem potencial para se conectar à Internet das Coisas.

A IoT dá aos objetos a autonomia e poder para processarem os dados sem necessariamente intervenções humanas. Eles, então, acabam virando a extensão da nossa consciência, já que fazem coisas que muitas vezes esquecemos ou não pensamos em fazer para facilitar a nossa vida. Os aparelhos percebem nossas necessidades e gostos e customizam o que vão nos oferecer de acordo com o que precisamos e gostamos. É importante lembrar que smartphones e computadores não se encaixam no conceito de Internet das Coisas, pois eles já são usados com o propósito de acesso à internet, diferente de uma geladeira, por exemplo.

Atualmente, a Segurança Pública é o setor que mais necessita das soluções que a IoT pode proporcionar. Sistemas inteligentes podem auxiliar na busca de procurados da justiça, identificar autores de pequenos delitos, como furtos, até grandes crimes, como latrocínio, ou até mesmo realizando patrulhamento e vigilância da população. Esta união pode ajudar na diminuição dos índices de criminalidade. 

A CAME, por exemplo, enxergou essa necessidade de ter controle em equipamentos de segurança a distância e desenvolveu o CAME Connect. Esta ferramenta é um aplicativo que permite que o proprietário de produtos CAME execute tarefas no portão, catraca, pilar retrátil ou qualquer outra tecnologia aonde estiver, seja do lado do produto ou muito longe dele. É possível até realizar ou agendar manutenções pela plataforma. A apresentação deste aplicativo que faz uso da Internet das Coisas foi na Exposec 2019 e fez sucesso por lá.

Fazer a conexão de itens usados no dia a dia com a rede mundial de computadores é tendência e é muito útil para a vida atarefada do cidadão do século XXI. Nada é impossível para a Internet das Coisas. O mundo físico deve unir-se ao digital e tornar-se um só, deixando a nossa vida mais prática e eficiente.

Related Posts