Close

5 tendências tecnológicas que vão transformar o setor da segurança

  • Home
  •  / 
  • Artigo
  •  / 
  • 5 tendências tecnológicas que vão transformar o setor da segurança

5 tendências tecnológicas que vão transformar o setor da segurança

Nas últimas décadas surgiram grandes tecnologias que transformaram a humanidade. Computadores, internet, GPS, mas a principal delas é a internet móvel. Estar conectado o tempo todo e em qualquer lugar nos torna muito mais informados, nos faz relacionar mais rapidamente com pessoas e proporciona soluções que deixam o nosso dia a dia mais prático.

O que vem pela frente? É importante para qualquer empresa estar a par de tendências tecnológicas, principalmente relacionadas à segurança. Isso ajuda a nos proteger de alguns pontos vulneráveis. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), 95% da indústria de segurança e acesso pretende lançar novos produtos neste ano de 2019. O setor está aquecido e anseia pelo desenvolvimento de novas tecnologias. Aumentou também a vontade de pessoas físicas de se sentirem mais seguras, e essas foram as motivações para o crescimento do setor.

Confira esta lista com cinco tendências tecnológicas no setor da segurança que já são uma realidade, mas que estão se aprimorando e vão ganhar muito mais adeptos nos próximos anos.

Portaria remota

A Internet das Coisas possibilita o desenvolvimento de uma tecnologia que ainda vai evoluir muito: a portaria remota. Acessar o interfone da sua casa ou condomínio de qualquer lugar é uma tendência que facilita bastante a vida do usuário da tecnologia. Esta é exatamente a proposta da portaria remota, que autoriza ou não a entrada do visitante, onde quer que o dono esteja.

Cerca Virtual

Isso mesmo, no futuro será possível fazer uma delimitação virtual. Quando alguém ultrapassar a cerca, imediatamente o dono recebe um alerta no dispositivo móvel pessoal. A polícia ou guarda municipal também poderão ser acionadas no mesmo momento da invasão.

Reconhecimento facial e de placas

Identificar pessoas pela face já é uma realidade, mas esse processo vai se aprimorar bastante! Hoje já usamos em dispositivos móveis, computadores, câmeras de segurança para reconhecimento fácil e como forma de desbloqueio e acesso. Mas, imagine para fazer operações bancárias, entrar em países ou votar nas eleições? Este é um futuro muito mais próximo do que as pessoas podem imaginar. Desenvolvedores de reconhecimento facial trabalham para a tecnologia ser mais perceptível e acessível.

A identificação de placas por câmeras de segurança também vai se aprimorar e melhorar muito. Carros roubados serão identificados facilmente, inclusive em rodovias com grande fluxo de veículos.

Drones

Portando uma câmera fotográfica, hoje os drones servem, na maioria das vezes, para gravar e tirar fotos aéreas. Porém, futuramente, essa tecnologia vai ganhar nova função: a de entregador! Sim, os drones podem servir para a entrega de comida, papéis e objetos, basta ser comandado ou programado por alguém.

Estes também devem ser grandes aliados do setor da segurança, principalmente, como vigias.

Plataformas digitais

O que seria da nossa vida sem Uber, iFood, Nubank…? A digitalização de serviços deve aumentar, e muito. Dentro de um período pequeno já estamos fazendo por celular coisas essenciais para a nossa vida. Existem plataformas para tudo: encontrar emprego, passagem aérea, par romântico… Até acessar tecnologias de segurança, como portões automáticos, é possível do celular. A lista de serviços em plataformas on-line aumenta diariamente e daqui a alguns anos já não lembraremos como eram nossas vidas sem os aplicativos.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *