O aumento da incidência de casos de covid-19 em decorrência da variante Ômicron e a epidemia de Influenza têm causado preocupação. Somente em Minas Gerais, no último dia 11, foram registrados mais de 18,1 mil casos novos de covid-19, o maior em um único dia desde o início da pandemia.
No Brasil, dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) apontam 70,7 mil novos casos entre os dias 10 e 11 de janeiro.
Para garantir a segurança de estabelecimentos sem expor seus usuários a riscos de contaminação pelo vírus, soluções tecnológicas foram desenvolvidas e se tornaram as principais aliadas para evitar a propagação de vírus, permitindo o controle de fluxo de pessoas e de temperatura dos usuários sem a necessidade de contato.
“Buscamos trazer para o mercado brasileiro, possibilidades para todos os seguimentos, seja um grande empreendimento ou um comércio local. A CAME está trabalhando incessantemente para, com sua experiência em gestão de acesso, ajudar a combater este vírus”, explica Marco Barbosa, diretor da Came do Brasil, que lançou uma linha de produtos que atende às demandas surgidas com a pandemia.
Reconhecimento facial
Da utilização de desbloqueio de celulares até a identificação de pessoas em aeroportos, o reconhecimento facial é uma das tecnologias cada vez mais buscadas. Somente na América do Sul, um levantamento feito pela empresa Surfshark mostrou que 92% dos países utilizam o reconhecimento facial.
Além de evitar o contato, esta tecnologia pode ser aplicada em lugares como condomínios e prédios com grande circulação de pessoas, podendo ser instalada tanto nas áreas de entrada e saída de veículos quanto de pedestres impedindo crimes como roubos, furtos e falsificação de identidade. E, atualmente, nem mesmo é preciso tirar a máscara para que ela funciona.
Projetado pela Came do Brasil, o Thermo Scanner faz o reconhecimento facial, mesmo de máscara, e mede a temperatura da pessoa, que só é liberada se estiver autorizada e sem febre. “Este sistema viabiliza uma triagem mais eficaz e rigorosa, já que identifica rapidamente pessoas não autorizadas e alerta quando captura rostos desconhecidos ou visitantes indesejados”, explica o diretor da empresa, Marco Barbosa.
O reconhecimento facial também é aplicado em outros produtos da empresa, como a linha de portas automáticas e as catracas Flap, projetadas pensando na segurança de hospitais. Entre as vantagens do uso desta tecnologia, Barbosa aponta a praticidade e a segurança, uma vez que dificulta bastante o processo de fraudes.
Outras soluções contra o Coronavírus
A catraca AVIR 800 é outra tecnologia da CAME pensada no combate ao vírus. Ela faz a higienização das mãos do cliente antes de liberar a entrada e pode funcionar com o Thermo Scanner acoplado, garantindo ainda mais segurança para todos.
Pensando principalmente nos comerciantes, a empresa criou o Totem de Álcool Gel com Termômetro, que possibilita a higienização das mãos sem qualquer contato, por meio de um sensor, além da aferição da temperatura.
Outra possibilidade é todos esses equipamentos serem automatizados e funcionarem também a partir de um sistema inovador: o CAME Connect, um aplicativo de celular que permite o monitoramento e funcionamento on-line do aparelho. “Com o Came Connect, o cliente não precisa nem estar no local para liberar a entrada de uma pessoa. Isso diminui ainda mais o contato e os riscos de contágio”, finaliza o diretor.
Sobre a CAME do Brasil
Presente no Brasil desde 2010, com sede em Indaiatuba/SP, o Grupo CAME é uma empresa de origem italiana com mais de 50 anos no mercado e líder mundial em produtos para automação de acesso, com certificações ISO 9001 e ISO 14001. A empresa dedica-se à excelência em equipamentos e assistência técnica de alta qualidade, inovação e performance no segmento de controle de acesso e automação predial, desenvolvendo projetos customizados para clientes de diferentes segmentos de mercado. Com filiais em 20 países e mais de 480 distribuidores exclusivos no mundo todo, a CAME controla 7 empresas produtivas (CAME Cancelli Automatici, BPT Sistemas de automação residencial e industrial, Urbaco, Parkare, Go, Nepos), além da CAME Service Itália, especializada em assistência aos clientes.